quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Análise da propaganda de vodka Absolut

O produto escolhido para analise foi a Vodka Ablsolut. Em sua propaganda, a vodka vem acompanhada de jóias e relógios que supostamente parecem ser de ouro e pedras preciosas, alem de a garrafa também ser dourada.
A propaganda da a entender que a vodka Absolut somente pode ser ingerida por pessoas “poderosas”, ou seja, pessoas que são de classe media alta. A partir disso surge um preconceito entre classes sociais, pois o uso de jóias preciosas, relógios caros e colares desejáveis na propaganda destacam que a bebida somente pode ser consumida por “poderosos”, fazendo com que pensemos que as classes sociais inferiores não pudessem tomar a vodka, excluindo-os da sociedade.
Hoje em dia, as bebidas alcoólicas estão disponíveis para a maioria da população, com isso a propaganda não deveria relacionar a vodka com riqueza, já que as pessoas que poderiam consumi-la não necessariamente poderiam ser poderosas na sociedade. É lógico que se a garrafa de vodka custa caro, não é qualquer um que poderá comprá-la, mas não quer dizer que apenas os ricos “poderosos” poderão comprá-la.
Para deixar a propaganda mais “acessível” para todo mundo as modificações necessárias seriam a introdução de objetos mais usados pela sociedade, a retirada das jóias, o uso de cores menos douradas e o uso de cores vivas.
A partir da analise acima podemos concluir que a propaganda se dirige a uma única classe social e com isso faz com que surja um preconceito com outras classes sócias.
Propaganda original
propaganda mais "acessível"

Um comentário:

  1. Oi, pessoal!
    A leitura da imagem ficou bem legal. Mas na verdade a propaganda não regula apenas a vontade de tomar vodka , ou não ´´e para dizer que só uma classe social mais privilegiada possa tomá-la. Ela regula o comportamento por dizer o que é certo, o que é sucesso, o que é melhor, mais bonito etc. Aqui o poder, o dinheiro , o sucesso é o valor mais importante. Esse estilo de vida está sendo vendido, além da bebida. Por isso, qualquer um gasta muito para comprar qualquer coisa ( e não só a vodka) para parecer, ostentar ser alguém poderoso.
    Gostaria que retomassem o texto e que fizessem a reconstrução da imagem da propaganda. Falta também a análsie do contexto histórico que levou a esse tipo de propaganda.
    Bjs. Até amanhã.
    Monica

    ResponderExcluir